Dor no pescoço

A dor no pescoço não é nada agradável embora seja comum! Geralmente as causas são ‘’bobas’’ como uma simples tensão muscular naquele dia que nos estressamos no trabalho, ou no dia que dormimos em uma má posição, entre outras posições estranhas que podemos fazer no dia-a-dia.

Mas a dor no pescoço também pode indicar um problema relacionado com causas mais graves, como doenças na coluna, hérnia de disco, infecções como meningite e outras doenças.

Por isso é necessário sempre estar de olho, e se qualquer dor no pescoço persistir por mais de uma semana, o mais indicado é procurar um médico ortopedista. Combinado?

Dor no Pescoço - Causas e Tratamento

O que pode causar dor no pescoço?

  • Tensão muscular: Como vimos no começo do nosso artigo a tensão muscular pode acarretar uma dor no pescoço.

E a tensão muscular pode vir de uma posição errada na hora de ler, estar no computador tomar, e também por quem tem bruxismo. Além das situações de estresse em excesso.


  • Torcicolo: O torcicolo é uma causa bem comum relacionado a dor no pescoço, geralmente ela acontece quando a pessoa tem dificuldade em mexer o pescoço logo que acorda, ou ainda a virar o pescoço para o lado.

É bem fácil identificar a dor causada pelo torcicolo, já que está presente somente em um lado do pescoço.

  • Artrose: A artrose na coluna também conhecida como “osteoartrite’’ consiste em um desgaste da nossa cartilagem das articulações da colune, e isso além de comprometer o movimento de nossas costas, vai causar dor em nosso pescoço.
  • Hérnia de disco cervical: A hérnia de disco cervical é um deslocamento de parte do disco intervertebral, que é uma região entre duas vertebras. Geralmente isso acontece por um desgaste em nossa coluna e também por uma postura incorreta.

Um dos principais sintomas é a dor no pescoço, e em casos mais graves pode acontecer até mesmo dificuldade em movimentar o pescoço. Além de outros sintomas como dores nos braços, ombros, dormência e mais.

  • Após acidentes: Quando ocorrem pancadas no pescoço, como por exemplo, um acidente, os tecidos do nosso pescoço são esticados a medida que nossa cabeça é empurrada pra trás, e isso pode gerar uma bela dor no pescoço. Também bem fácil de identificar, já que a dor vai começar logo após o trauma.
  • Artrite reumatoide: Nesse caso, temos uma doença autoimune que causa uma dor nas articulações e não tem cura. Mas há tratamentos para a melhora da qualidade de vida de quem é diagnosticado com o problema. Entre muitos sintomas a dor no pescoço é um deles.
  • Meningite: A meningite é uma inflamação bem grave nas meninges, membranas responsáveis pelo revestimento do nosso cérebro e medula espinhal. Há diversos sintomas, mas um deles é a rigidez e a dor no pescoço.
  • Câncer: Em casos mais graves, a dor no pescoço pode estar acontecendo por um nódulo que pode ser câncer.

Dor no Pescoço - Causas e Tratamento

Como tratar?

Como vimos a diversas causas para que aconteça a dor no pescoço, em causa de traumas ou de tensão muscular deve-se utilizar uma compressa mornar e ingerir um analgésico para dor.

Quando acontece o diagnóstico de uma doença é importante tratar a doença, para que as dores no pescoço também sumam!

Mas em todos os casos pode ser feito a compressa de água morna, mas nem para todos os casos está liberado o uso do analgésico, por isso em casos de doença deve haver um acompanhamento médico.

Lembre-se que as dores que não passam são preocupantes, e por isso um médico deve ser consultado.

Links úteis:

Referências:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...