Remédio caseiro para dor de dente

A dor de dente é considerada uma das piores que existem, e elas podem ser mais comuns do que imaginamos, principalmente porque podem ser resultados de várias ações do dia-a-dia.

Em nosso artigo de hoje você vai saber tudo sobre a dor de dente, e como ela pode ser aliviada. Confira. 

Remédio para a Dor de Dente

O que é a dor de dente?

A dor de dente pode ser causada por um dente estragado na boca, mas não é só isso, há vários motivos, mas sempre é uma dor vinda de uma inflamação da polpa do elemento dentário.

Sendo assim, a dor é causa por qualquer agente agressor que consiga atingir o nervo do dente, sendo a cárie a mais comum e conhecida, mas podemos ter dor por doenças de gengiva e traumas, por exemplo.


O que pode ser?

Há diversas hipóteses quanto a dor de dente, como vimos.

A cárie causa dor de dente por desmineralizar o dente, e permitem que as bactérias cheguem perto do nervo, o que causa dor.

Remédio para a dor de dente - Cárie motivo

As doenças periodontais são silenciosas, e atingem a gengiva, o primeiro sinal é a inflamação na gengiva, até mesmo com sangramento e cor mais avermelhada. Quando não tratada pode evoluir e atingir os dentes causando a dor, e até mesmo infecção com pus.

As retratações gengivais podem ser outra causa de dor no dente, já que as gengivas se retraem, podendo expor a raiz, o que vai causar dor no dente, principalmente quando você ingere algo gelado, ou até mesmo pelo ar na boca.

Os traumas dentários também podem ser motivo para dor de dente, o trama acontece quando você bate em algum lugar, por vezes, a dor pode vir depois de meses! Por isso é importante proteger a boca e a deixar em segurança na prática de esportes, por exemplo.  Nesses casos o ideal é fazer um protetor para o dente.

Além disso as crianças e os adolescentes podem ter mais dores no dentes devido as caries, enquanto os mais velhos podem ter mais dor relacionada as periodontais.

Alimentação

E você sabia que a alimentação pode fazer com que você tenha dor no dente?

Uma alimentação rica em açúcar é bem prejudicial para a saúde bucal, por isso pessoas que tem uma alimentação rica em alimentos açucarados pode se conformar em ter dores de dentes de forma constante, ou precisam escovar muito bem os dentes sempre que os alimentos forem consumidos.

Escovação errada

A escovação errada pode ser outro fator que contribui para que o seu dente doa, e por isso a melhor solução é o bochecho, além da pasta de dente, claro. Mas o que acontece é que muitas pessoas se esquecem de utilizar enxaguante bucal, ou mesmo compram a melhor pasta no mercado, e se esquecem de verificar se a sua escova está boa.

Pequenos aspectos como a pasta, enxaguente, escova, e o seu tipo de escovação vão ajudar prevenir a dor de dente. O fio dente também é importante.

Portanto, muitas pessoas que tem uma má higiene bucal, podem ter dor de dente.

Devemos lembrar também que algumas pessoas são mais propensas do que outras a ter caries ou outras doenças, logo, dor de dente. Essas pessoas precisam aprender técnicas de escovação, e quais os melhores produtos.

É grave?

A dor de dente em si não é grave, é chata, e bem incomoda, mas não é considerada grave. Porém, a sua causa pode ser sim, grave.

Muitas pessoas não sabem, mas manter caries nos dentes pode abrir espaço para que diversas doenças aconteçam, sabia? Inflamações e infecções podem estar mais presentes no seu organismo, graças as cáries em questão. Por isso  é preciso estar sempre atento a dor de dente, e tentar procurar um profissional para saber qual é a causa, essa é a melhor maneira de evitar a gravidade da dor, e prejudicar a sua saúde.

Como aliviar a dor?

Para tentar aliviar essa dor chata e persistente você precisa tentar identificar qual dente está dolorido, para verificar se a região encontra – se inflamada ou não, pois como vimos, há diversas causas, e pode até mesmo estar acontecendo o nascimento do dente do siso, que precisa ser retirado.

Para aliviar a dor você pode tentar algumas técnicas, como:

  • Higiene bucal com escovação e passada de fio dental

Muitas vezes as dores são causadas por restos de alimentos, e por isso é importante retirar todos esses restos, para fazer se a dor se alivia. A melhor forma de tirar restos de alimentos é passando o fio dental.

Depois de passar cuidadosamente o fio dental é hora de escovar seus dentes, isso também deve ser feito de forma delicada, para que a dor não piore, evite sempre passar a escova com muita força na região que está dolorida.

Outra forma de aliviar a dor é colocando gelo, faça uma bolsa de gelo e aproxime do seu rosto, perto da região que está dolorido! É preciso ter cuidado para não queima a sua pele, por isso a cobra com pano limpo.

O gelo é uma das formas mais rápidas para o alívio de dor, e esse processo pode ser repetido até 3 vezes ao dia.

E por fim, a melhor forma de aliviar a sua dor é indo até o dentista, já que todas essas formas de alívio podem ajudar no momento, mas não vão funcionar sempre, principalmente se a dor ultrapassar 2 dias, ou se você sentir a presença de pus! Só o dentista nesses casos é que pode fazer algo ou receitar para que a dor passe.

Remédios caseiros para a dor de dente

Há diversos remédios caseiros para dor de dente, entre eles temos,

  • Chá de macela e própolis: Esse chá serve para ser utilizado como bochecho, ele tem propriedades calmantes e também anti-inflmatórias, dessa forma vai ajudar na cicatrização do dente, e também no alivio da dor, já que vai limpar o local que está inflamado. Para realizar a receita coloque 5 gotas de própolis para cada xícara de chá de macela, depois faça o bochecho pelo menos 2 vezes ao dia;

 

  • Água e sal: Outra solução caseira para limpar a boca e combater todos os micro organismos que causam a dor, é misturar 1 colher de chá de sal, em 1 copo de água. Depois, você deve realizar bochecho com a mistura por cerca de 30 segundos, tomando cuidado para que a mistura não seja engolida.

Remédio para a dor de dente

Para casos mais graves é ideal são os remédios analgésicos, como o paracetamol. Mas é importante sempre conversar com um dentista antes de se auto-medicar, pois é necessário tratar a causa e não somente a dor, senão você sempre vai viver a base de remédio.

Aliviar a dor, não significa tratar, por isso é importante procurar ajuda profissional.

Além dos analgésicos os dentistas costumam passar anti-inflamatórios e também anti-bióticos para que a região fique limpa e desinchada. Esses remédios dificilmente são vendidos sem receita, pois precisam ser específicos para o que está acontecendo na sua boca.

Por isso esteja atento a duração e intensidade da sua dor!

Links úteis:

Referências:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...