Remédio caseiro para dor de dente

A dor de dente é considerada uma das piores que existem, e elas podem ser mais comuns do que imaginamos, principalmente porque podem ser resultados de várias ações do dia-a-dia.

Em nosso artigo de hoje você vai saber tudo sobre a dor de dente, e como ela pode ser aliviada. Confira. 

Remédio para a Dor de Dente

O que é a dor de dente?

A dor de dente pode ser causada por um dente estragado na boca, mas não é só isso, há vários motivos, mas sempre é uma dor vinda de uma inflamação da polpa do elemento dentário.

Sendo assim, a dor é causa por qualquer agente agressor que consiga atingir o nervo do dente, sendo a cárie a mais comum e conhecida, mas podemos ter dor por doenças de gengiva e traumas, por exemplo.

O que pode ser?

Há diversas hipóteses quanto a dor de dente, como vimos.

A cárie causa dor de dente por desmineralizar o dente, e permitem que as bactérias cheguem perto do nervo, o que causa dor.

Remédio para a dor de dente - Cárie motivo

As doenças periodontais são silenciosas, e atingem a gengiva, o primeiro sinal é a inflamação na gengiva, até mesmo com sangramento e cor mais avermelhada. Quando não tratada pode evoluir e atingir os dentes causando a dor, e até mesmo infecção com pus.

As retratações gengivais podem ser outra causa de dor no dente, já que as gengivas se retraem, podendo expor a raiz, o que vai causar dor no dente, principalmente quando você ingere algo gelado, ou até mesmo pelo ar na boca.

Os traumas dentários também podem ser motivo para dor de dente, o trama acontece quando você bate em algum lugar, por vezes, a dor pode vir depois de meses! Por isso é importante proteger a boca e a deixar em segurança na prática de esportes, por exemplo.  Nesses casos o ideal é fazer um protetor para o dente.

Além disso as crianças e os adolescentes podem ter mais dores no dentes devido as caries, enquanto os mais velhos podem ter mais dor relacionada as periodontais.

Alimentação

E você sabia que a alimentação pode fazer com que você tenha dor no dente?

Uma alimentação rica em açúcar é bem prejudicial para a saúde bucal, por isso pessoas que tem uma alimentação rica em alimentos açucarados pode se conformar em ter dores de dentes de forma constante, ou precisam escovar muito bem os dentes sempre que os alimentos forem consumidos.

Escovação errada

A escovação errada pode ser outro fator que contribui para que o seu dente doa, e por isso a melhor solução é o bochecho, além da pasta de dente, claro. Mas o que acontece é que muitas pessoas se esquecem de utilizar enxaguante bucal, ou mesmo compram a melhor pasta no mercado, e se esquecem de verificar se a sua escova está boa.

Pequenos aspectos como a pasta, enxaguente, escova, e o seu tipo de escovação vão ajudar prevenir a dor de dente. O fio dente também é importante.

Portanto, muitas pessoas que tem uma má higiene bucal, podem ter dor de dente.

Devemos lembrar também que algumas pessoas são mais propensas do que outras a ter caries ou outras doenças, logo, dor de dente. Essas pessoas precisam aprender técnicas de escovação, e quais os melhores produtos.

É grave?

A dor de dente em si não é grave, é chata, e bem incomoda, mas não é considerada grave. Porém, a sua causa pode ser sim, grave.

Muitas pessoas não sabem, mas manter caries nos dentes pode abrir espaço para que diversas doenças aconteçam, sabia? Inflamações e infecções podem estar mais presentes no seu organismo, graças as cáries em questão. Por isso  é preciso estar sempre atento a dor de dente, e tentar procurar um profissional para saber qual é a causa, essa é a melhor maneira de evitar a gravidade da dor, e prejudicar a sua saúde.

Como aliviar a dor?

Para tentar aliviar essa dor chata e persistente você precisa tentar identificar qual dente está dolorido, para verificar se a região encontra – se inflamada ou não, pois como vimos, há diversas causas, e pode até mesmo estar acontecendo o nascimento do dente do siso, que precisa ser retirado.

Para aliviar a dor você pode tentar algumas técnicas, como:

  • Higiene bucal com escovação e passada de fio dental

Muitas vezes as dores são causadas por restos de alimentos, e por isso é importante retirar todos esses restos, para fazer se a dor se alivia. A melhor forma de tirar restos de alimentos é passando o fio dental.

Depois de passar cuidadosamente o fio dental é hora de escovar seus dentes, isso também deve ser feito de forma delicada, para que a dor não piore, evite sempre passar a escova com muita força na região que está dolorida.

Outra forma de aliviar a dor é colocando gelo, faça uma bolsa de gelo e aproxime do seu rosto, perto da região que está dolorido! É preciso ter cuidado para não queima a sua pele, por isso a cobra com pano limpo.

O gelo é uma das formas mais rápidas para o alívio de dor, e esse processo pode ser repetido até 3 vezes ao dia.

E por fim, a melhor forma de aliviar a sua dor é indo até o dentista, já que todas essas formas de alívio podem ajudar no momento, mas não vão funcionar sempre, principalmente se a dor ultrapassar 2 dias, ou se você sentir a presença de pus! Só o dentista nesses casos é que pode fazer algo ou receitar para que a dor passe.

Remédios caseiros para a dor de dente

Há diversos remédios caseiros para dor de dente, entre eles temos,

  • Chá de macela e própolis: Esse chá serve para ser utilizado como bochecho, ele tem propriedades calmantes e também anti-inflmatórias, dessa forma vai ajudar na cicatrização do dente, e também no alivio da dor, já que vai limpar o local que está inflamado. Para realizar a receita coloque 5 gotas de própolis para cada xícara de chá de macela, depois faça o bochecho pelo menos 2 vezes ao dia;

 

  • Água e sal: Outra solução caseira para limpar a boca e combater todos os micro organismos que causam a dor, é misturar 1 colher de chá de sal, em 1 copo de água. Depois, você deve realizar bochecho com a mistura por cerca de 30 segundos, tomando cuidado para que a mistura não seja engolida.

Remédio para a dor de dente

Para casos mais graves é ideal são os remédios analgésicos, como o paracetamol. Mas é importante sempre conversar com um dentista antes de se auto-medicar, pois é necessário tratar a causa e não somente a dor, senão você sempre vai viver a base de remédio.

Aliviar a dor, não significa tratar, por isso é importante procurar ajuda profissional.

Além dos analgésicos os dentistas costumam passar anti-inflamatórios e também anti-bióticos para que a região fique limpa e desinchada. Esses remédios dificilmente são vendidos sem receita, pois precisam ser específicos para o que está acontecendo na sua boca.

Por isso esteja atento a duração e intensidade da sua dor!

Links úteis:

Referências:

Afta no céu da boca

O aparecimento de uma afta no céu da boca mesmo sendo normal é sempre algo preocupante e além do mais muito doloroso.

Muita gente tende se a preocupar com o seu aparecimento, mas a verdade é que na maioria das vezes não se trata de algo grave.

Mas mesmo não sendo uma coisa com que se deve preocupar muito é sempre importante saber qual a sua origem e como as tratar visto que a sua dor é muito forte e constante.

Neste artigo vamos explicar isso mesmo, como elas aparecem e qual o melhor tratamento para acabar com elas o mais rapidamente possível.

Porque me apareceu uma afta no céu da boca?

Afta no céu da boca

As aftas já apareceram pelo menos uma vez na vida a praticamente toda a gente.

Fique sabendo que neste momento pelo menos 18% da população de todo o mundo tem pelo menos um afta numa zona da boca.

As aftas, que também são chamadas de úlceras, pode aparecem:

  • Na língua;
  • Na bochecha;
  • No céu da boca;
  • Nos lábios;
  • Na garganta;
  • Na úvula.

O aparecimento de uma afta no céu da boca dá a entender que alguma de errado está se passando com o seu corpo.

Na maioria das vezes são cosias que fazemos durante o nosso dia a dia que proporciona o seu aparecimento.

Vamos mostrar algumas coisas que causam o aparecimento de aftas no céu da boca.

Fumar e beber

A nossa boca é um local sensível e existem milhares de bactérias a viver nela diariamente.

Existem alguns hábitos que influenciam à produção de ainda mais bactérias ruins que favorecem o aparecimento de vários problemas de saúde bocais.

O melhor exemplo disso é o tabaco.

O tabaco é altamente prejudicial para a saúde, não apenas para os pulmões mas sim para toda a boca.

Um único cigarro possui ingredientes com substâncias tóxicas, como a nicotina, que destroem toda a nossa proteção da boca.

Uma boca desprotegida é uma boca sem saúde, a partir do momento que as suas proteções ficam em baixo começam a aparecer inúmeras doenças e uma delas são as aftas.

Tente moderar na bebida e no tabaco, isso vai ajudar a diminuir no aparecimento de aftas.

Má higiene oral

Nunca pode ficar um dia completo sem escovar os seus dentes.

Tal como foi falado acima habitam milhares e milhares de bactérias na nossa boca, e isso quando tratamos da nossa higiene oral, já imaginou quantas mais não se reproduzem se formos desleixados?

Escovar os dentes 2 vezes por dia e utilizar um anti-séptico bocal é algo que deve fazer todos os dias.

Isso vai acabar com a maioria das bactérias e prevenir o aparecimento de mais.

Mantenha uma boa higiene oral e veja os problemas de saúde bocais a desaparecer dia após dia.

Uso de uma pasta dentífrica inadequada

Muita gente compra pasta dentífrica sem ter em atenção a sua composição.

A verdade é que existem alguns ingredientes na sua pasta dentífrica que favorecem o aparecimento de aftas, o pior deles todos é o  sódio-lauril-sulfato.

Leia sempre o rótulo da sua pasta de dentes e procure os seus constituintes.

Se estiver escrito em algum lado que contém  sódio-lauril-sulfato simplesmente não use.

Essa substância vai prejudicar a sua saúde bocal em vez de a melhorar.

Esta é uma dica simples que vale ouro!

Poucas horas de sono

Parece mentira, mas a verdade é que isto está correto!

Dormir pouco favorece o aparecimento da afta no céu da boca e em outros locais.

Quando dorme pouco as suas defesas ficam em baixo e isso faz com que seja mais fácil para as doenças atacarem e ganharem vantagem.

Tente dormir pelo menos 7 horas todas as noites.

Não durma de mais nem durma de menos.

Essa é a formula para ter uma boa saúde, não apenas na boca mas sim em todo o seu corpo.

Como tratar a afta no céu da boca

As aftas tendem a desaparecer 1 a 2 semanas após o seu aparecimento, isto caso não seja tratadas.

Isso é um período de tempo muito grande para aguentar as dores diariamente ao comer, falar e até mesmo ao beijar.

Procurar um tratamento torna-se uma prioridade e não vamos deixar passar isso em branco neste artigo.

Infelizmente nenhum tratamento para curar as aftas funciona de imediato, ou seja, nenhum lhe vai eliminar o problema de um dia para o outro.

Fármacos

Mas mesmo assim existem alguns fármacos capazes de eliminar a dor e a afta em pouquíssimo tempo.

Os melhores são Amlexanox (Aphthasol® ou Aftaid®) e o Acetonido de triancinolona (OMCILON- A ®).

Peça esse nome em qualquer farmácia que vão saber de imediato o que procura.

Esses dois medicamentos são capazes de trazer alivio imediato da dor e proceder à remoção total da afta no céu da boca em alguns dias.

O desaparecimento começa a acontecer ao cabo de apenas 1 a 2 dias em muitos dos casos.

Tratamento caseiro para afta no céu da boca

Muita gente evita os fármacos, algumas pessoas por serem caras e outras pessoas por simplesmente não gostarem de tomar “drogas” para as dores.

Existem algumas soluções caseiras para acabar com as aftas, mas avisamos desde já que não são igualmente eficazes.

Uma coisa que pode fazer é misturar água oxigenada com água simples. Utilize um cotonete e aplique essa mistura várias vezes durante o dia.

Isso vai aliviar a dor e eliminar a afta no céu da boca em alguns dias.

Outra solução caseira para acabar com as aftas muito utilizada é misturar uma colher de sal num copo de água e bochechar.

Misture o sal, dilua muito bem com a água, e depois bocheche essa mistura 1 a 2 vezes por dia.

Pode arder ao início mas o alivio vai ser fantástico.

Alivia as dores e também proporciona uma cura bem mais rápida do que ao natural.

E então, tem uma afta no céu da boca e já sabe como acabar com ela?

Esperamos que sim e esperamos ter esclarecido todas as suas dúvidas.

Temos apenas o objetivo de ajudar pessoas com diversos problemas de saúde, caso tenha mais algum problema com o seu corpo no qual precise de ajuda não hesite em comentar este artigo.

Boa sorte no seu tratamento.

Links úteis:

Bolha de sangue na boca

A nossa boca é um local perfeito para a criação de milhares de diferentes bactérias e isso pode levar a algumas inflamações e irritações, tal como a bolha de sangue na boca.

Conseguir acabar com esses problemas depende de causa para causa, mas este artigo vai servir para o/a ajudar a determinar qual a casa do aparecimento dessas bolas de sangue e como as tratar.

Uma coisa a ter em atenção antes de começar o tratamento é verificar onde a bolha se encontra.

Ela pode ser nas gengivas, na língua, na bochecha ou até mesmo na garganta.

Após determinar onde está a sua pode avançar para as causas mais comuns e posteriormente para o tratamento adequado.


Bolha de sangue na boca, o que pode ser?

Existem diversas causas para este problema, vamos enumerar as mais simples e mais comuns.

Caso não consiga determinar qual a causa da sua bolinha na boca, mesmo após ler todo este artigo, recomendamos que visite um especialista.

Alergias

As alergias são simplesmente terríveis, principalmente nos tempos de primavera em que andam imensos resíduos no ar que são prejudiciais para a nossa saúde.

Por mais incrível que pareça as alergias fortes podem ser uma das causas da bolha de sangue na boca.

É praticamente impossível evitar que as alergias apareçam pois o nosso dia a dia está repleto de “agentes” irritativos que fazem elas piorarem dia após dia.

Quanto ao tratamento recomendamos que comece a tomar alguma medicação contra as alergias.

Existem diversos comprimidos e sprays eficientes, tais como:

  • Cetirizina
  • Hidroxizina
  • Clemastina
  • Fexofenadina

Tenha atenção pois alguns desses medicamentos podem causar sonolência intensa, tal como a Hidroxizina e a Clemastina.

Tabaco e álcool

O tabaco e o álcool são uma combinação perfeita para levar ao aparecimento de bolhas de sangue na boca, nas gengivas, na língua e até mesmo na garganta.

O mais terrível dos dois é sem dúvida o tabaco.

Como deve saber o tabaco contém substâncias terríveis para a nossa saúde que por vezes causam alergias extremas na nossa boca levando assim ao aparecimento de diversos tipos de doenças.

O álcool, mesmo sendo menos grave, também deve ser levado em conta uma vez que também pode provocar diversos tipos de reações na nossa boca levando ao aparecimento de uma bolha de sangue na boca, ou várias.

Quanto ao tratamento não existe muito a fazer a não ser reduzir nos dois vícios.

Passe a fumar menos ou pelo menos menos constantemente.

Quanto ao álcool igual, prefira bebidas sem álcool e menos fortes para a sua boca e para o seu organismo.

Aftas

Muita gente confunde uma bolha de sangue na boca com uma simples afta.

Fique desde já sabendo que se tiver uma afta ela deve estar situada na gengiva, na língua ou na garganta.

As aftas são facilmente identificáveis pois a sua forma redonda com o centro esbranquiçado não engana ninguém.

As aftas podem aparecer na sua boca devido a vários fatores, elas são um aviso de que algo de mal está acontecendo com você.

Alguns desses motivos podem ser alergias fortes, bactérias, infeções ou até mesmo estresse.

O tratamento das aftas pode ser feito através de remédios caseiros ou através de medicamentos.

Caso opte por medicamentos terá à sua escolha algumas alternativas, tais como:

  • Aftaspay;
  • Clobetasol;
  • Tirotricina;
  • Procaína.

Alguns desses medicamentos têm nomes comerciais diferentes, mas qualquer farmacêutico conseguirá lhe recomendar o melhor de acordo com o nível de avanço do seu problema.

Feridas causadas por nós próprios

Este sub título pode parecer um pouco estranho visto que ninguém se quer magoar a ele próprio, mas a verdade é que acontece muito frequentemente!

Nunca lhe aconteceu estar a comer e de repente sentir uma “trinca” na bochecha?

Em vez de mastigar a comida simplesmente mastiga a sua bochecha ou a sua língua.

Esse golpe feito pelos dentes, que foram feitos para triturar e cortar, pode levar ao aparecimento de uma grande bolha de sangue na boca.

Outro exemplo é durante a noite, durante esse período é muito frequente se machucar nas bochechas com os seus dentes inconscientemente.

Essas bolhas são facilmente identificáveis pela dor e ardência que causam devido à violência em que foram criadas.

Quanto ao tratamento terá de ser feito através de medicação ou pode simplesmente esperar que passe visto que foi originado através de um ato seu e não através de algum problema de saúde.

Herpes

A herpes labial pode muito bem levar ao aparecimento de diversas bolhas na boca, tal como nas gengivas, na língua e até mesmo na garganta.

Ela é causada pelo HSV-1 e é facilmente identificável através dos seus sintomas inconfundíveis, tais como:

  • Febres intensas;
  • Fatiga;
  • Ardimentos intensos.

O tratamento da herpes pode ser feito através de alguns medicamentos especializados para o efeito.

Existem dezenas delas disponíveis em qualquer farmácia perto de si.

Quanto aos tratamentos caseiros para a herpes não recomendamos uma vez que são pouco eficazes e por vezes podem levar ainda ao agravamento do problema.

Pressão sanguínea elevada

O sangue influencia o sue corpo de uma forma que nem sequer imagina.

Uma pressão sanguínea elevada pode levar ao aparecimento de diversas doenças que por vezes não estamos a espera.

Uma dessas doenças são as bolas de sangue na boca.

Se tem uma pressão sanguínea elevada e começou a reparar no aparecimento dessas pequenas bolas é bem provável que essa seja a sua causa principal.

Como tratamento recomendamos que tenha cuidado nos alimentos que ingere, o recomendável é fazer uma dieta equilibrada e seguir os conselhos do seu médico que o acompanha nesse problema.


Bolha de sangue na boca pode ser cancer?

Bolha de sangue na boca pode ser cancer
Cancer – Bolha de sangue na boca

Existem questões que assustam muito as pessoas.

O cancer é um problema terrível e causa milhares de mortes todos os meses por isso é normal ele se tornar um medo para muitas pessoas.

Felizmente o aparecimento da bola de sangue na boca, independentemente da região, não está diretamente associado ao aparecimento de um cancer.

Tente apenas não confundir pequenas bolas da sangue com nódulos que pode aparecer no céu da boca, isso sim pode ser um sinal de cancer.


Como evitar este problema comum

Costumamos avisar todos os nossos leitores que prevenir é melhor que remediar, e este é um bom exemplo disso.

As bolas de sangue na boca são extremamente incomodativas e demoram alguns dias ou até mesmo semanas até desaparecer por completo por isso o melhor é mesmo prevenir o seu aparecimento.

Existem algumas cosias que pode fazer em relação a isso, tais como:

  • Utilizar anti-sépticos bocais frequentemente, 1 vez por dia antes de dormir é o suficiente;
  • Escovar os dentes regularmente;
  • Ter em atenção à pasta dentífrica que utiliza, não recomendamos as pastas “normais” do supermercado, mas sim as das farmácias;
  • Reduzir no consumo de álcool;
  • Optar por um cigarro eletrónico em vez dos cigarros tradicionais;
  • Tomar leite com bastante mel caso as bolinhas estejam aparecendo;
  • Mastigar folhas de manjericão caso as bolas de sangue na boca já estiverem aparecendo. Pode e deve fazer isso uma a duas vezes por dia.

Essas são apenas algumas das maneiras de prevenir e tratar as bolas de sangue na boca.


Caso tenha mais alguma questão relacionada à bolha de sangue na boca não hesite em deixar um pequeno comentário neste artigo.

As melhoras.

<< Voltar para o inicio