Remédio para ansiedade

A ansiedade é considerada uma emoção normal em todos nós seres humanos, sentir – se ansioso é natural, e com certeza você já teve esse sentimento antes.

Geralmente o sentimento de ansiedade está associado com decisões difíceis, uma prova importante, ou mesmo de forma anterior a aquela esperada viagem.

A ansiedade por vezes até é positiva, em algumas situações, pois pode te preparar melhor, e em outros casos, pode te atrapalhar. Tudo depende da forma que ela se manifesta pra você, e como você lida com ela.

A ansiedade quando apresentada de forma excessiva pode vir a se tornar doença, chegando a um distúrbio de ansiedade, ou outras coisas. E pra isso é preciso um tratamento, incluindo ação medicamentosa.

Remédio para Ansiedade


O que é a ansiedade?

Introduzimos a ansiedade como um sentimento global, agora é hora de sabermos sobre os sentimentos ansiosos mais graves.

Pessoas que manifestam ansiedade de forma excessiva apresentam uma grande preocupação, e até mesmo um medo extremo de situações simples do dia-a-dia, além disso a ansiedade vem atrelada a sintomas físicos, que podem atrapalhar todo o dia-a-dia.

Podemos dizer que a ansiedade é algo bem próximo da preocupação, sendo então um aspecto do medo, um temor que as coisas saiam diferente do nosso planejamento, e etc.

Tudo isso pode ser visto como natural, como já citamos! Mas a manifestação de forma exagerada, é que pode causar diversos prejuízos, pois pode começar a surgir medos específicos ou até mesmo medos irreais.

Biologicamente falando, a ansiedade é a resposta do corpo, que indica fuga, mais ou menos como um reflexo. Assim, ela é considerada uma reação ao estresse e também as situações de perigo, e por conta dessa reação biológica é que podemos ter os sintomas físicos.

Veja também: Vertigem – o que é e como tratar

Sintomas de ansiedade

Os sintomas da ansiedade são muitos, e eles que vão atrapalhar o cotidiano de qualquer pessoa, como exemplo temos:

Sintomas psicológicos

Apresenta medo, tensão, nervosismo, sensação de algo ruim prestes a acontecer, problemas de concentração, medo constante, descontrole sobre os pensamentos, preocupação exagerada, pensamentos irreais ou de baixa probabilidade, insônia, irritabilidade, agitação no corpo.

Sintomas físicos

Já os sintomas físicos são marcados por dor no peito, aumento das batidas cardíacas, respiração ofegante, falta de ar, sudorese, tremor em alguma parte do corpo, boca seca, náuseas, sensação de cansaço, fraqueza, tensão muscular, dor de barriga ou diarreia.

Há também a ansiedade que se torna um transtorno do pânico, e nesse caso os sintomas podem ser diferentes, e ainda mais graves.

Muitas pessoas ao saberem sobre a ansiedade querem descobrir o porque são tão ansiosas, mas ainda não há uma resposta concreta contra a isso, mas já sabemos que há alguns fatores envolvidos, como a genética, o histórico familiar, o ambiente ou mesmo algum evento traumático ou muito estressante.

Há também problemas físicos que podem estão diretamente ligados a ansiedade, como dores crônicas, problemas cardiovasculares, problemas respiratórios, abuso de drogas e álcool, ou mesmo infecções!

Todas essas doenças podem trazer a sensação de ansiedade, quando na verdade são sintomas presentes nas doenças em questão, por isso é sempre bom procurar um médico para que o diagnostico diferencial seja feito.

Ansiedade é grave?

Depende. Falar sobre gravidade nesses casos é complexo, pois pode ser que a ansiedade esteja ligada somente aquela fase da vida do sujeito, por exemplo, e quando tudo isso passar a ansiedade vai passar junto.

Também há ansiedades que não apresentam sintomas, ou que a própria pessoa consegue controlar.

Mas também há aquelas de difícil controle, que pode levar a distúrbios ou mesmo a outras doenças psiquiátricas, e nesse caso é considerado grave.

Muitas pessoas banalizam o sentimento ansioso constante, mas é uma doença, é para que não aconteça a evolução é preciso procurar ajuda!

Mediante a tudo isso podemos concluir que a ansiedade é uma doença grave, dependendo de sua manifestação, já que pode atrapalhar a rotina do individuo e a sua qualidade de vida. 

Tem cura?

Uma pessoa que é diagnosticada como tendo ansiedade exacerbada, sendo em distúrbios ansiosos ou mesmo crise do pânico, é uma pessoa que não pode falar de cura.

Qualquer doença psiquiátrica não é considerada como curada. O que pode acontecer é a remissão de sintomas, que podem não aparecer nunca mais, ou que podem aparecer em situações que o cotidiano desencadeou. Mas não pode-se falar em cura.

Mas isso não significa que você vai precisar conviver com a doença pra sempre, e sim em alerta para que novos episódios não aconteçam.

Ansiedade

Como aliviar?

A melhor forma de aliviar a ansiedade é com tratamento médico, se o psiquiatra julgar necessário, meditação, exercícios físicos, exercícios de respiração, e tratamento psicológico.

Cada uma dessas ferramentas vai ter uma atuação para que a ansiedade seja aliviada, ou mesmo para que os sintomas sumam! Por isso é importante investir em uma dessas ações, ou até mesmo em todas.

Remédios caseiros para ansiedade

Se a sua ansiedade é leve e só dá as caras naquele dia antes da prova final você pode fazer soluções caseiras para aliviar os sintomas, e conseguir pensar racionalmente sem sentir ansiedade dentro de si.

Suco de maracujá

Suco de Maracujá

O suco de maracujá é perfeito para acabar com a ansiedade, você pode o tomar diariamente. E a boa notícia é que é super fácil de fazer.

Você vai precisar de:

  • 100 ml de água;
  • 100 ml de polpa de maracujá;
  • Mel a gosto.

Depois bata a polpa de maracujá no liquidificador por cerca de 3 segundos, depois coe para que as sementes fiquem de fora, e coloque a água e o mel.

Como se trata de uma solução natural não tem contraindicações, podendo ser até mesmo utilizado em casos de ansiedade infantil, ou até para complementar os medicamentos receitados.

Erva cidreira

Erva Cidreira

Outra solução caseira e muito importante é a erva cidreira, que é considerada uma planta medicinal para ajudar a acalmar e relaxar o seu sistema nervoso.

Para fazer a solução é precis,

  • 1 colher de chá de camomila;
  • 1 colher de chá erva cidreira.

Para fazer você deve colocar as ervas em um recipiente, cobrir com água fervendo e depois tampar! Quando amornar coe a solução e beba a seguir, durante várias vezes ao dia.

Medicamentos para ansiedade 

Os medicamentos para a ansiedade são vendidos somente mediante receita! É muito importante seguir todas as recomendações do médico psiquiatra quando ao uso desses remédios, pois não são fracos, e necessitam de acompanhamento constante.

Antidepressivos: Sim, os antidepressivos são utilizados para tratar de sintomas e transtornos ansiosos, isso porque ele tem uma boa atuação com a serotonina. Além disso são sugeridos para tratamentos mais prolongados, para que a dependência seja menor.

Ansiolíticos: Os ansiolíticos são medicamentos que vão agir de diversas formas, vai depender do neurotransmissor que atuam.

Os considerados “tarja preta’’ são utilizados na fase mais aguda da doença, para aliviar sintomas físicos, e agir no sistema GABA. O ruim é que esses medicamentos atuam mais nos sintomas, não melhorando a causa da depressão.

Antipsicóticos: E por fim os antipsicóticos podem ser utilizados dentro do período mais crítico de quadros ansiosos, mas também atuam mais nos sintomas do que na causa.

Para tratar a causa o ideal é a psicoterapia!

Links úteis & Referências

https://www.miguellucas.com.br/
https://www.clinicadamente.com/tratamentos/ansiedade/
https://www.saudecuf.pt/mais-saude/doencas-a-z/ansiedade

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...