Remédio caseiro para a tosse

A tosse é um sintoma chato, que vira e mexe está nos acompanhando, e atrapalhando a nossa vida. Em nosso artigo de hoje você vai conhecer mais sobre os possíveis sintomas e causas da tosse, além de saber a melhor forma de aliviar e cuidar. Confira.

O que é a tosse?

A tosse nada mais é do que um reflexo natural do nosso corpo, que pode eliminar qualquer irritação pulmonar! Porém, depende de que tipo de tosse estamos falando, pois a característica da tosse pode indicar muita coisa.

A tosse nada mais é do que o resultado da contração da musculatura do tórax, aumentando assim o ar sobre o pulmão. Tem também um som muito característico que é produzido graças ao reflexo da tosse que pode ser expelida até 160 km/h se houver secreção.

O que pode ser?

Para saber o que pode ser devemos dividir as tosses e as suas possíveis causas, por exemplo.

Tosse Seca

  • Problemas cardíacos: Um dos sintomas de quem está sofrendo de doença cardíaca é a tosse seca que é bem persistente.

Nessa tosse não é encontrada nenhuma secreção, e pode piorar em alguns momentos, como a noite ou quando se está deitado. Além disso se nenhum medicamento consegue acabar com essa tosse, temos outro indício de doenças cardíacas;


  • Alergia: A alergia respiratória costuma também estar associada com muita tosse seca, especialmente quando a pessoa é exposta em poeiras, ou estações como o outono e a primavera;
  • Refluxo: O refluxo gastroesofágico pode causar tosse seca, principalmente depois que acontecer a ingestão de alimentos, principalmente apimentados ou ácidos. Dessa forma a pessoa pode tossir sem parar;
  • Cigarro e poluição ambiental: Outra forma de tosse seca é a presença da fumaça de cigarro, e da poluição, que pode causar uma tosse bem seca e que persistente, que irrita as vias aéreas.

Tosse com catarro

Quando a tosse vem acompanhada do catarro, as principais causas podem ser:

  • Gripe ou resfriado: A gripe e o resfriado são as formas mais comuns de tosse com a presença de catarro, principalmente quando acompanhados de cansaço, mal estar, espirros e outros sintomas característicos;
  • Bronquite: Já a bronquite é caracterizada pela presença de uma tosse forte e com catarro! O catarro é espesso, está em pouca quantidade e pode demorar até 3 meses para passar. Ou seja, bem persistente, e requer uma série de cuidados;
  • Pneumonia: A tosse com catarro também é bem caracterizada dentro da pneumonia, principalmente se associada com febre, dor no peito, dificuldade para respirar, e etc.

Tosse com sangue

A tosse com sangue pode assustar muitas pessoas, e está presente nos seguintes quadros:

Tuberculose: Um dos principais sinais da tosse com catarro são as pequenas quantidades de sangue, além disso a tosse não passa mesmo com remédios e dura mais de 3 semanas! A tuberculose é uma doença grave e séria que precisa ser tratada de forma rigorosa.

Sinusite: No caso da sinusite temos a presença de sangue pelo nariz, podendo escorregar pela garganta, e se a pessoa tossir, pode parecer que está saindo do pulmão. Nesses casos o sangue não está em grandes quantidades.

Pessoas que utilizam sondas: E por fim as pessoas que utilizam sondas podem ferir a sua garganta, e com isso pequenas gotas de sangue estarem presentes na tosse. Geralmente é um sangue vermelho e bem vivo.

É grave?

Depende! Como vimos há diversas tosses e cada uma delas pode ter a sua causa, por isso é muito difícil falar sobre gravidade!

Por isso é importante prestar atenção em outros sintomas associados com a tosse, também observar o quanto ela pode ser persistente, pra procurar um médico e esclarecer o que está acontecendo.

Como aliviar?

Uma das formas de aliviar a tosse é indo ao médico para que aconteça o diagnostico, e ele possa sugerir o tratamento mais adequado, os remédios caseiros que vamos colocar a seguir, também podem fazer com que aconteça o alivio.

Mas para além disso há outras ações, como:

  • Não dormir com os cabelos molhados;
  • Sempre manter os pés bem aquecidos com a ajuda de meias;
  • Manter – se bem hidratado, bebendo grandes quantidades de água;
  • Evitar permanecer em locais onde estejam correntes de ar;
  • Se vestir de acordo com a temperatura do dia;
  • Evitar ficar em locais com poeira;
  • Evitar fumaça de cigarro e fumaças no geral.

Remédio caseiro para a tosse 

Há diversos remédios caseiros para a tosse, e você vai conferir agora algumas receitas.

Chá de gengibre e limão

Chá de Gengibre e Limão - Remédio Caseiro para a tosse

O chá de gengibre e limão é ótimo, pois possui propriedades anti – inflamatórias, fazendo com que reduza a irritação da garganta, dos pulmões, além de descongestionar as vias aéreas. Por ser natural não apresenta efeitos colaterais.

Os ingredientes são:

  • 140 gramas de raiz de gengibre;
  • Suco de 2 limões;
  • ½ litro de água.

Para fazer é necessário ferver o gengibre e a água com fogo brando, até que seja possível misturar para que seja reduzido o volume inicial! Depois desligue o fogo, coe e junte com o suco feito com os limões! Se desejar adoçar utilize mel.

Você deve tomar 1 colher de sopa desse chá a cada 4 horas, sempre que a tosse persistir.

Remédio caseiro para a tosse com suco de guaco com cenoura

Suco de Guaco de Cenoura - Remédio Caseiro para a tosse

Sem dúvidas outra ótima opção é o suco de guaco com cenoura, ele possui propriedades expectorantes que ajudam a eliminar o excesso de catarro, fazendo com que você respire melhor.

Para fazer o suco você deve ter:

  • 5 folhas de guaco;
  • 1 cenoura;
  • 2 ramos de hortelã.

Para fazer é necessário misturar tudo no liquidificador, depois coar e adicionar 1 colher de chá de mel. Beba várias vezes durante o dia para aliviar os sintomas e mandar a tosse embora.

Medicamentos para tosse

Os medicamentos tem a ação de aliviar todos os sintomas que causam a tosse, além de aliviar, eles tem o poder de eliminar a tosse, mas claro, sempre devemos lembrar que existe diversos tipos de tosse.

E todos esses medicamentos devem ser comprados com receita, e sob orientação do médico, só ele pode indicar a duração do tratamento, a tosse, a causa, entre outros detalhes.

Há alguns remédios bem indicados quando o assunto é tosse, como por exemplo, a codeína, zyplo, clobutinal, e até mesmo pastilhas para aliviar os sintomas. Aqui estamos falando de uma tosse mais secas.

Já para tosses com catarro devemos ter remédios que facilitem a eliminação e consiga reduzir a obstrução das vias aéreas, como tosse a sensação de falta de ar.

Os remédios mais indicados são, Sedavan, Mucolin, Bontox, Xarope Vick, Fluimucil.

Lembrando que há algumas causas de tosse que só vão passar quando a doença por tratada, por exemplo, as tosses associadas com doenças cardíacas.

Nesse caso não adianta tentar nenhuma solução, pois a tosse está mais ali como um sintoma, e você precisa aguardar que a doença do coração esteja estável, para que os sintomas possam ser remetidos.

Por isso está o erro em se auto-medicar, você pode estar ingerindo remédios que não tenham relação com o que você realmente tem.

Veja também:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...