Pomada vaginal sem receita – Tioconazol

Procura pomada vaginal sem receita? Em nosso artigo de hoje nós vamos trazer informações sobre a pomada vaginal Tioconazol. Confira. 

Pomada Vaginal Sem Receita - Tioconazol

O que é o Tioconzal?

O tioconazol é um agente antifúngico sintético que tem um amplo espectro e que age em atividades antibacterianas contra uma série de micro organismos.

Para que serve?

O tioconazol é um creme dermatológico que possui atividade fungicida contra dermatófitos, leveduras e outros fungos patogênicos. Sendo utilizado para infecções cutâneas por fungos suscetíveis e de bactérias principais em diversas doenças, inclusive candidíase (o que é a Candidíase?). 

Precisa de receita?

Não precisa de receita. Mas como é utilizado para várias doenças com bactérias diferentes o médico tem que diagnosticar qual bactéria é, o tempo de tratamento, e também se o medicamento é a melhor opção.


Quem pode tomar?

Todas as pessoas que estiverem com bactérias e fungos em diversas regiões do corpo, como pés, joelhos, axilas, e outras extremidades.

Quem não pode tomar?

O medicamento não é indicado para pacientes que apresentam hipersensibilidade a qualquer composto que está na fórmula do medicamento (confira sempre o boleto).

Além disso grávidas e mulheres em período de lactação não devem fazer uso desse remédio.

As mulheres grávidas podem fazer uso somente quando o médico liberar e ver que é extremamente necessário para o caso. Mulheres lactantes devem interromper a amamentação na hora, se o médico julgar que o melhor tratamento é através dessa medicação.

O uso em crianças e também em idosos podem ser feitos de forma normal, não tendo nenhuma indicação em especial para esses grupos.

Efeitos colaterais

O medicamento pode apresentar alguns efeitos colaterais, mas é importante ressaltar que nem todas as pessoas que fazem o uso da medicação são ‘’perturbadas’’ por esses sintomas. Além disso há sintomas que podem ocorrer de forma isolada em algumas pessoas, por isso não vão estar relatados na bula.

Todos os sintomas pós uso da pomada devem ser relatados ao médico, que vai julgar ser ou não normal, e indicar se o tratamento continua.

Alguma das reações são:

  • Reação alérgica: A reação alérgica nesses casos pode ser leve, como pode ser bem intensa. A alergia pode estar presente na área de aplicação da pomada, ou em outras áreas. Sempre presente de forma vermelha e com bastante coceira.
  • Bolhas;
  • Dermatite;
  • Pele seca;
  • Problemas na unha (inflamação, descoloração);
  • Irritação da pele.

Ainda não há nenhuma evidência que essa pomada possa interagir com outros medicamentos e causar efeitos colaterais.

Como tomar?

O medicamento é um creme e deve ser utilizado como tal, não indicado em hipótese alguma o uso oral.

O medicamento deve ser aplicado de forma calma e delicada nas áreas afetadas, deve – se passar pelo menos 2 vezes ao dia, de preferência de manhã e a noite.

Em áreas do corpo que possuem dobras deve – se aplicar camadas mais finas, e bem espalhadas.

Na região vaginal a forma de aplicação deve ser ainda mais suave.

O tempo de tratamento vai depender bastante da doença e da bactéria que estamos tratamento. Alguns podem ser tratados em 7 dias, enquanto outros podem demorar cerca de 6 semanas.

Em caso da aplicação do remédio para a vagina estima – se que o tempo de tratamento é maior, durando cerca de 2 até 4 semanas. Mas seja para o que for o tratamento o alívio dos sintomas pode ser visto logo nos primeiros dias de uso.

Além disso, por ser um produto dermatológico não existe dose máxima diária para ser aplicada nas regiões.

Qualquer sintoma percebido após o uso deve ser relatado para que o tratamento pare. Não pare o tratamento sem a indicação do médico.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...