Pomada para queimaduras

Quem já sofreu de queimadura sabe o quanto é uma lesão chata e dolorida, mas é bem comum, sendo considerada uma das lesões mais comuns feitas de forma doméstica.

A lesão em questão acontece mais em crianças, segundo estatísticas, já que elas podem manusear utensílios fora da presença dos pais! O termo “queimar” é bem mais amplo do que a sensação de queimação em si.

As queimaduras são caracterizadas por lesões cutâneas graves, que faz com que as células sejam afetadas e morram.

A recuperação da queimadura depende das consequências que elas vão ter pra saúde, e também do grau!

Por isso em nosso artigo de hoje você vai saber tudo sobre esse assunto. Confira.


Pomada para queimaduras

O que são e para que servem?

Em primeiro lugar vamos falar sobre as pomadas para queimaduras! As pomadas são compostas por materiais mais gordurosos, assim como a parafina líquida ou a vaselina.

Devido a consistência que apresenta fica difícil espalhar pelo corpo todo, sendo ideal para passar em locais específicos e espalhar somente em pequenas áreas.

As pomadas vão depender da finalidade, já que existem inúmeras, e para diversos casos. No caso das queimaduras elas vão agir para a regeneração da pele, e servem como tratamento. 

O que são queimaduras?

As queimaduras são lesões a pele e em outros tecidos que são causadas pelo calor, pela eletricidade, por substâncias químicas, por atrito ou por radiação.

A maioria dos casos registrados por queimaduras são causadas pelo contato com fogo, ou com objetos que estão bem quentes. O maior fator de risco das queimaduras ocorridas estão na falta de segurança na cozinha, ou mesmo em locais de trabalhos perigosos.

Outra forma de se queimar facilmente é através do uso do álcool e do cigarro. Outra forma de acontecer a queimadura é por automutilação e violência entre as pessoas.

Graus de queimaduras

Graus de queimadura

Existem vários graus de queimadura, a de primeiro grau afeta somente a cama superficial da pele, e são chamadas de primeiro grau. Essas são as mais simples e também as mais fáceis de serem tratadas, pois elas causam somente uma vermelhidão na pele, geralmente elas não vem acompanhadas de bolhas ou mesmo de dores. A dor acontece na hora da queimadura, mas não costuma persistir.

Depois, temos as queimaduras de segundo grau, que são lesões que vão afetar algumas camadas mais profundas e inferiores da pele, assim causando uma profundidade parcial.

Nesse tipo de queimadura as bolhas estão presentes, e isso faz com que fique muito doloroso todo o processo, nesses casos a cicatrização também pode demorar muito mais, podendo chegar até há 8 semanas, e deixar marcas permanentes na pele.

Temos também as queimaduras denominadas de terceiro grau, elas são indolores e a parte queima apresenta-se de forma rígida. Na maioria dos casos onde há queimaduras de terceiro grau, é necessário intervenção médica para que aconteça a cicatrização.

E por fim, temos as queimaduras de quarto grau, que são sem dúvidas as mais graves, atingindo ossos e tendões, essas queimaduras se apresentam na cor preta, e pode levar a perda da parte queimada. Aqui também é necessário acompanhamento médico.

Tratamento de queimaduras

O tratamento necessário vai depender da gravidade da queimadura, as de primeiro grau e segundo grau por se tratarem de algo mais ‘’leve’’ podem ser tratadas com analgésicos, pomadas, soluções caseiras, etc.

As queimaduras mais graves devem ser tratadas no hospital, podendo até mesmo levar a um internamento para que todos os procedimentos hospitalares sejam aplicados. Geralmente essas queimaduras necessitam de tratamentos cirúrgicos, ou mesmo enxertos de pele. Além disso elas geralmente vão precisar de hidratação intravenosa por conta da resposta inflamatória.

As complicações mais comuns de toda e qualquer queimadura são as infecções, principalmente as mais graves, que podem levar a doenças mais graves se as vacinas não estiverem em dia.

Você deve consultar um médico sempre que a queimadura afetar uma grande área da pele, mais de três polegadas! A queimadura que passa pelo rosto, ou em grande parte de partes como:

Joelho, tornozelo, pé, espinha, ombro, cotovelo ou antebraço. 

Queimaduras são graves?

Como podemos ver a gravidade da queimadura depende mais do seu grau. Há aquelas que não vão apresentar nenhum tipo de gravidade, e há aquelas que podem apresentar cirurgias, internações, marcas pra vida toda, e etc. Como vimos anteriormente.

De qualquer forma, mesmo se a queimadura se mostrar pequena ou leve, você deve cuidar imediatamente para que nada aconteça, pois elas podem se transformar em algo mais grave.

Pomadas mais eficazes para queimadura

Para quem deseja fazer o tratamento com pomada há diversas opções dentro do mercado, mas antes é necessário ter certeza do seu grau de queimadura, por isso preste atenção se há bolhas, dor, onde foi queimado, e etc.

Bepantol

A Bepantol é uma pomada bem conhecida para diversas coisas, ela consegue atuar protegendo e nutrindo a pele, assim ela vai ajudar na cicatrização e também vai estimular a regeneração.

Quando aplicar a pomada?

Essa pomada deve ser aplicada em queimaduras de primeiro grau, onde as bolhas não foram formadas.

Precisa de receita médica?

Bepantol é uma pomada que pode ser comprada livremente na farmácia, sem a necessidade de receita médica.

Quanto tempo usar?

Você deve passar a pomada na área queimada até 3 vezes ao dia, por pelo menos 5 dias.

Nebacetin

Essa pomada é composta por dois antibióticos, o sulfato de neomicina e bacitracina, na queimadura elas vão atuar na prevenção do desenvolvimento de bactérias, e também vão ajudar na cicatrização da queimadura.

Quando aplicar a pomada?

A pomada deve ser aplicada para os primeiros sinais de infecção, como pus ou mesmo inchaço excessivo.

Precisa de receita médica?

Mesmo com a composição de antibióticos a pomada não necessita de receita médica para ser comprada.

Quanto tempo usar?

Você deve a aplicar de 2 até 5 vezes ao dia, sempre com ajuda de um gaze. Isso deve se repetir por pelo menos 7 dias.

Esperson

O Esperson é uma pomada composta por anti – inflamatório e também por antibiótico. Em sua composição é possível encontrar Desoximetasona e sulfato de neomicina.

Quando aplicar a pomada?

A pomada deve ser aplicada para ajudar na cicatrização e também para evitar que infecções aconteçam, além disso é indicada para queimaduras de primeiro grau, somente.

Precisa de receita médica?

Para comprar Esperson não é necessário receita médica.

Quanto tempo usar?

A pomada pode ser passada pela área queima de 1 a 2 vezes durante o dia, e deve ser utilizada por pelo menos 7 dias, ou até que a queimadura melhore.

Dermazine

E por fim, uma forma eficaz de tratar queimaduras é pomada dermazine com ação antimicrobiana, que tem em sua composição Sulfadiazina de Prata.

Quando aplicar a pomada?

A pomada deve ser aplicada para que aconteça a prevenção de infecções, e também para que aconteça o auxilio da cicatrização. É indicada para queimaduras de primeiro grau.

Precisa de receita médica?

A pomada não precisa de receita pra ser utilizada.

Quanto tempo usar?

A pomada deve ser usada de 1 a 2 vezes por dia, durante 7 dias.

Como vimos as pomadas são indicadas para queimaduras mais leves, outro tipo de queimadura deve ter sua forma de tratamento adequada.

Veja também:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...