Remédio caseiro para a tosse

A tosse é um sintoma chato, que vira e mexe está nos acompanhando, e atrapalhando a nossa vida. Em nosso artigo de hoje você vai conhecer mais sobre os possíveis sintomas e causas da tosse, além de saber a melhor forma de aliviar e cuidar. Confira.

O que é a tosse?

A tosse nada mais é do que um reflexo natural do nosso corpo, que pode eliminar qualquer irritação pulmonar! Porém, depende de que tipo de tosse estamos falando, pois a característica da tosse pode indicar muita coisa.

A tosse nada mais é do que o resultado da contração da musculatura do tórax, aumentando assim o ar sobre o pulmão. Tem também um som muito característico que é produzido graças ao reflexo da tosse que pode ser expelida até 160 km/h se houver secreção.

O que pode ser?

Para saber o que pode ser devemos dividir as tosses e as suas possíveis causas, por exemplo.

Tosse Seca

  • Problemas cardíacos: Um dos sintomas de quem está sofrendo de doença cardíaca é a tosse seca que é bem persistente.

Nessa tosse não é encontrada nenhuma secreção, e pode piorar em alguns momentos, como a noite ou quando se está deitado. Além disso se nenhum medicamento consegue acabar com essa tosse, temos outro indício de doenças cardíacas;

  • Alergia: A alergia respiratória costuma também estar associada com muita tosse seca, especialmente quando a pessoa é exposta em poeiras, ou estações como o outono e a primavera;
  • Refluxo: O refluxo gastroesofágico pode causar tosse seca, principalmente depois que acontecer a ingestão de alimentos, principalmente apimentados ou ácidos. Dessa forma a pessoa pode tossir sem parar;
  • Cigarro e poluição ambiental: Outra forma de tosse seca é a presença da fumaça de cigarro, e da poluição, que pode causar uma tosse bem seca e que persistente, que irrita as vias aéreas.

Tosse com catarro

Quando a tosse vem acompanhada do catarro, as principais causas podem ser:

  • Gripe ou resfriado: A gripe e o resfriado são as formas mais comuns de tosse com a presença de catarro, principalmente quando acompanhados de cansaço, mal estar, espirros e outros sintomas característicos;
  • Bronquite: Já a bronquite é caracterizada pela presença de uma tosse forte e com catarro! O catarro é espesso, está em pouca quantidade e pode demorar até 3 meses para passar. Ou seja, bem persistente, e requer uma série de cuidados;
  • Pneumonia: A tosse com catarro também é bem caracterizada dentro da pneumonia, principalmente se associada com febre, dor no peito, dificuldade para respirar, e etc.

Tosse com sangue

A tosse com sangue pode assustar muitas pessoas, e está presente nos seguintes quadros:

Tuberculose: Um dos principais sinais da tosse com catarro são as pequenas quantidades de sangue, além disso a tosse não passa mesmo com remédios e dura mais de 3 semanas! A tuberculose é uma doença grave e séria que precisa ser tratada de forma rigorosa.

Sinusite: No caso da sinusite temos a presença de sangue pelo nariz, podendo escorregar pela garganta, e se a pessoa tossir, pode parecer que está saindo do pulmão. Nesses casos o sangue não está em grandes quantidades.

Pessoas que utilizam sondas: E por fim as pessoas que utilizam sondas podem ferir a sua garganta, e com isso pequenas gotas de sangue estarem presentes na tosse. Geralmente é um sangue vermelho e bem vivo.

É grave?

Depende! Como vimos há diversas tosses e cada uma delas pode ter a sua causa, por isso é muito difícil falar sobre gravidade!

Por isso é importante prestar atenção em outros sintomas associados com a tosse, também observar o quanto ela pode ser persistente, pra procurar um médico e esclarecer o que está acontecendo.

Como aliviar?

Uma das formas de aliviar a tosse é indo ao médico para que aconteça o diagnostico, e ele possa sugerir o tratamento mais adequado, os remédios caseiros que vamos colocar a seguir, também podem fazer com que aconteça o alivio.

Mas para além disso há outras ações, como:

  • Não dormir com os cabelos molhados;
  • Sempre manter os pés bem aquecidos com a ajuda de meias;
  • Manter – se bem hidratado, bebendo grandes quantidades de água;
  • Evitar permanecer em locais onde estejam correntes de ar;
  • Se vestir de acordo com a temperatura do dia;
  • Evitar ficar em locais com poeira;
  • Evitar fumaça de cigarro e fumaças no geral.

Remédio caseiro para a tosse 

Há diversos remédios caseiros para a tosse, e você vai conferir agora algumas receitas.

Chá de gengibre e limão

Chá de Gengibre e Limão - Remédio Caseiro para a tosse

O chá de gengibre e limão é ótimo, pois possui propriedades anti – inflamatórias, fazendo com que reduza a irritação da garganta, dos pulmões, além de descongestionar as vias aéreas. Por ser natural não apresenta efeitos colaterais.

Os ingredientes são:

  • 140 gramas de raiz de gengibre;
  • Suco de 2 limões;
  • ½ litro de água.

Para fazer é necessário ferver o gengibre e a água com fogo brando, até que seja possível misturar para que seja reduzido o volume inicial! Depois desligue o fogo, coe e junte com o suco feito com os limões! Se desejar adoçar utilize mel.

Você deve tomar 1 colher de sopa desse chá a cada 4 horas, sempre que a tosse persistir.

Remédio caseiro para a tosse com suco de guaco com cenoura

Suco de Guaco de Cenoura - Remédio Caseiro para a tosse

Sem dúvidas outra ótima opção é o suco de guaco com cenoura, ele possui propriedades expectorantes que ajudam a eliminar o excesso de catarro, fazendo com que você respire melhor.

Para fazer o suco você deve ter:

  • 5 folhas de guaco;
  • 1 cenoura;
  • 2 ramos de hortelã.

Para fazer é necessário misturar tudo no liquidificador, depois coar e adicionar 1 colher de chá de mel. Beba várias vezes durante o dia para aliviar os sintomas e mandar a tosse embora.

Medicamentos para tosse

Os medicamentos tem a ação de aliviar todos os sintomas que causam a tosse, além de aliviar, eles tem o poder de eliminar a tosse, mas claro, sempre devemos lembrar que existe diversos tipos de tosse.

E todos esses medicamentos devem ser comprados com receita, e sob orientação do médico, só ele pode indicar a duração do tratamento, a tosse, a causa, entre outros detalhes.

Há alguns remédios bem indicados quando o assunto é tosse, como por exemplo, a codeína, zyplo, clobutinal, e até mesmo pastilhas para aliviar os sintomas. Aqui estamos falando de uma tosse mais secas.

Já para tosses com catarro devemos ter remédios que facilitem a eliminação e consiga reduzir a obstrução das vias aéreas, como tosse a sensação de falta de ar.

Os remédios mais indicados são, Sedavan, Mucolin, Bontox, Xarope Vick, Fluimucil.

Lembrando que há algumas causas de tosse que só vão passar quando a doença por tratada, por exemplo, as tosses associadas com doenças cardíacas.

Nesse caso não adianta tentar nenhuma solução, pois a tosse está mais ali como um sintoma, e você precisa aguardar que a doença do coração esteja estável, para que os sintomas possam ser remetidos.

Por isso está o erro em se auto-medicar, você pode estar ingerindo remédios que não tenham relação com o que você realmente tem.

Veja também:

Herpes no nariz

A herpes no nariz pode chegar a ser extremamente dolorosa e irritante devido à dificuldade de conseguir obter uma cura para ela.

Neste artigo temos como objetivo mostrar pra você os melhores dos melhores tratamentos caseiros para esse efeito.

O motivo pelo qual vamos mostrar várias alternativas de cura é pelo simples facto da herpes nasal poder demorar até 20 dias a desaparecer por completo caso não seja tratada!

Não vai querer esperar tanto tempo, pois não?

Vamos ainda falar um pouco sobre os sintomas, assim terá a certeza que tem herpes e não outro tipo de doença nasal.

Todos os tratamentos que aqui vamos colocar já foram testados por várias pessoas e tem dezenas de testemunhos de sucesso, faça pelo menos um dele, veja os efeitos e depois disso venha aqui comentar para comprovar os seus poderosos efeitos.


Sintomas da herpes no nariz

Herpes no nariz
Fonte: blog.saude.gov.br

Antes de começar um tratamento para qualquer tipo de doença é importante saber qual é a doença em específico.

Neste caso a herpes no nariz pode ser facilmente identificável caso ela esteja muito na parte de fora da sua narina, mas infelizmente nem todos os casos são assim.

Existem herpes nasais que crescem na parte de dentro do nariz e isso torna extremamente difícil concluir o seu diagnóstico.

Vamos colocar aqui alguns dos sintomas, confirme se tem algum deles.

Formigamento

Este é o primeiro sintoma do aparecimento da doença, aliás, você vai sentir o formigamento mesmo antes da ferida começar a aparecer.

O formigamento aparece cerca de 3 dias antes da formação da ferida e se conseguir diagnosticar o problema a tempo e começar o tratamento logo neste período será muito mais fácil fazer um tratamento de sucesso.

O aparecimento de uma ferida

Este é obvio, mas a verdade é que muitas pessoas tem feridas dentro do nariz e não sabem de que feridas se tratam.

A herpes é facilmente identificável devido ao seu formato e à sua cor.

herpes nasal

Para lhe facilitar um pouco a vida arranjamos uma imagem exata mostrando herpes no nariz.

A sua ferida assemelha-se a essa da foto? Então avance já para os tratamentos deste artigo!

Dores intensas

A herpes é das doenças mais incomodativas e dolorosa que a gente pode ter, e isto para não falar do constrangimento!

Como deve ter reparado através da foto acima desenvolvem-se várias bolhas de água em toda a ferida e quando essas bolhas de água rebentam a sua pele fica mais exposta e quando entra em contacto com alguma coisa é simplesmente terrível.

É por isso que nunca se deve deixar avançar a herpes no nariz, deve se tratar o mais rapidamente possível para evitar o desenvolvimento da doença.

Líquido a escorrer das bolhas

Tal como falamos anteriormente existe a formação de várias bolhas de água em volta de ferida.

Um dos sintoma de que se trata mesmo de herpes e não de outro tipo de ferida no nariz é o facto dessas bolhas largarem um líquido quando rebentam.

Quando rebentam e libertam esse líquido a parte dolorosa começa…

Não vamos deixar avançar isso, certo?

Veja já abaixo os tratamentos e comece agora mesmo!


Remédios caseiros para herpes no nariz

Tal como foi falado acima não se deve deixar andar o problema.

Quanto mais esperar para tratar pior será, por isso é importante que comece desde já.

Remédio 1 – Alho simples

Esta é sem dúvida a receita caseira para para tratar a herpes no nariz mais simples de todas, basta ter alho e começar a fazer ela!

Ingredientes:

  • 1 dente de alho.

Modo de aplicação:

É muito simples…

Corte o dente de alho em 2 metades. Pegue numa das duas metades e esfregue bem no local afetado pela herpes.

Vai arder um bocado, mas em poucos dias vai começar a notar que a ferida está a secar até que ela desapareça por completo.

Este tratamento caseiro é simples, barato e eficaz, experimente ele e diga-nos como correu!

Remédio 2 – Xarope com mel

Esta xarope é muito utilizado, siga toda a receita e acabe ainda hoje com a herpes.

Ela tem como objetivo matar a bactéria que causa a herpes, daí ser ingerido e não colocado no local.

Caso pretenda aumentar o processo de remoção da herpes pode tomar este xarope e colocar o alho da receita acima na herpes.

Ingredientes:

  • 5 cebolas;
  • 3 dentes de alho;
  • Meio litro de mel.

Quero deixar já um pequeno aviso de que pode colocar apenas metade dos ingredientes visto que vai dar muito xarope com todos esses mencionados acima.

Coloque todos os ingredientes na liquidificadora e deixe bater muito bem até ter uma mistura homogénea parecida com um xarope.

Coloque no frigorifico até ficar bem frio.

O xarope está pronto, basta tomar de acordo com os passos abaixo.

Modo de aplicação:

É muito fácil tomar este xarope.

Tome 3 colheres por dia até que a sua herpes no nariz desapareça por completo.

Deve tomar 1 colher antes do pequeno almoço, 1 colher antes do almoço e outra colher antes do jantar.

Vão ser precisos alguns dias até que o remédio faça efeito mas os testemunhos de sucesso são muitos por isso vale mesmo a pena experimentar.

Remédio 3 – Vinagre branco

O vinagre branco tem sido cada vez mais utilizado para combater a herpes, não apenas a herpes simples mas também a herpes noutros locais do corpo como nos lábios e no nariz.

Ingredientes:

  • Vinagre branco de qualquer marca;
  • Algodão.

Modo de aplicação:

Deite bastante vinagre branco num pouco de algodão.

Utilize esse algodão com vinagre para molhar a herpes várias vezes por dia.

Este tratamento deve ser feito por pelo menos 3 a 4 dias seguidos e esse período de tempo será o suficiente para acabar com a terrível herpes nasal.


Damos o nosso artigo como terminado.

Experimente alguns desses remédios caseiros, já foram todos eles testados por várias pessoas e tem vários testemunhos de que realmente funcionam.

Teste e depois venha aqui no blog deixar a sua opinião sobre o tratamento para a herpes no nariz.

Links úteis:

<< Voltar para o inicio

Remédio caseiro para tosse seca alivio imediato

A tosse seca é algo simplesmente terrível que tende a afetar a vida de cada vez mais pessoas. Com a chegada do Inverno ninguém se livra dela e torna-se uma grande prioridade encontrar um bom remédio caseiro para tosse seca alivio imediato.

Neste artigo temos como objetivo lhe mostrar algumas soluções que pode fazer agora mesmo em sua casa.

Mas não é só…

Vamos mostrar remédios já testados e com efeitos comprovados de que realmente funcionam logo após a primeira aplicação.

Todos os remédios caseiros aqui colocados vão servir para dar um alivio imediato à sua garganta, para parar de tossir e para conseguir se livrar da irritação.

A melhor parte de todas é que proporcionam um alivio imediato, geralmente em menos de 5 minutos o seu sofrimento acaba.


Causas da tosse seca e irritativa

Remédio caseiro para tosse seca alivio imediato
PixBay -Remédio caseiro para tosse seca alivio imediato

Vamos começar por enumerar algumas das causas para esta “doença”, mas caso não pretenda saber quais são as causas pode avançar para baixo neste artigo para ver logo como fazer o melhor remédio caseiro para tosse seca alivio imediato.

Vamos lá?

Tabaco – Excesso de fumo

Dentro de todas as causas para a tosse seca esta é uma das principais.

Muita gente fuma pensando que o fumo produzido pelo tabaco apenas vai afetar os pulmões, mas isso está completamente errado.

O fumo tóxico provoca a morte de algumas células na garganta e isso leva à sua degradação e a algumas falhas no seu sistema de defesa.

Para além disso o fumo do tabaco cria uma terrível irritação física das mucosas e facilita a acumulação de material nas vias aéreas fazendo com que você tenha de tossir mais frequentemente, o que leva ao agravamento da sua garganta e posteriormente leva ao aparecimento de mais problemas relacionados com o sistema respiratório.

Caso precise de ajuda para acabar com o vicio pode experimentar uma simpatia para parar de fumar.

Alergias

As alergias infelizmente não são fáceis de prever e na maioria das vezes apenas damos conta que as temos quando elas nos atingem com toda a força.

Esta condição afeta praticamente toda a garganta devido à grande vontade que dá de espirrar.

Para além de irritar a garganta também irrita o nariz, lacrimeja os olhos e toda a pele envolvente.

Recomendamos que tome anti-alérgicos nas épocas do ano em que as alergias atacam em maior força, normalmente na primavera devido ao pólen que circula pelo ar.

Asma

A asma é uma das piores doenças inflamatórias crónicas que se pode ter nas vias aéreas.

Isto porque ela deixa os pulmões mais sensíveis e isso implica tosse forte mais frequente.

Quanto mais você tosse mais irritada fica a garganta e isso vai gerar um ambiente muito seco e posteriormente muito irritado.

Controle sempre a sua asma com a medicação recomendada pelo seu médico.

Cancer

O cancer falado neste tópico está relacionado com o cancer nos pulmões.

Este tipo de cancer pode aparecer devido a vários fatores, mas o mais comum é devido ao excesso de substâncias poluentes inaladas.

Uma dessas substâncias é o fumo do tabaco ou de drogas que é altamente prejudicial para os pulmões.

O tabaco é um dos principais responsáveis pelo aparecimento de cancer nos pulmões.

Modere no tabaco, é a melhor coisa que pode fazer para melhorar a sua saúde e a sua vida.

Problemas cardiacos

Alguns problemas cardíacos levam a acumulação de líquido nos pulmões. O corpo, como ato de defesa, tenta expulsar esse líquido através de tosse e espirros.

Quando esse líquido se acumula em grandes quantidades terá de tossir mais e mais, isso vai fazer com que a sua garganta fique seca, irritada e inflamada.

Existem outras causas para a tosse seca, mas estas são as mais comuns.

Vamos passar para os tratamentos? Temos alguns abaixo que são fabulosos!

Remédio caseiro tosse seca alivio imediato

Encontrar um remédio caseiro para tosse seca alivio imediato não é fácil, mas a verdade é que se souber o que escolher pode acabar muito rapidamente com o problema.

Separamos pelo menos 3 que pode fazer agora mesmo na sua própria casa.

Para além disso a maioria deles praticamente não tem nenhum custo associado.

Água e vapor de sal

Este tratamento tem ganho cada vez mais fama ao longo dos anos e tem bons motivos para isso!

Ele utiliza apenas água e sal e pode ser feito nos momentos de aflição de tosse seca e irritativa.

Proporciona um alivio imediato e duradouro.

Para realizar esta receita precisa apenas de meio litro de água e 3 colheres de sal grosso.

Você precisa apenas de colocar a água fervendo juntamente com o sal, é meio parecido com um banho de ritual de limpeza.

Enquanto a água ferve vai ser libertado um vapor.

Terá de inalar esse vapor por 5 a 10 minutos.

Enquanto ferve coloque-se a jeito de apanhar com a boca e com o nariz o vapor que vai saindo da panela/chaleira.

Inspire e expire lentamente, inspire a maior quantidade de vapor que conseguir e passados 5 a 10 minutos a sua tosse seca irá parar.

Este é um dos melhores tratamentos que pode fazer, experimente.

Sal do Himalaia com canela e limão

O sal do Himalaia é menos comum, mas a verdade é que ele é muito eficiente como remédio caseiro para tosse seca com alivio imediato.

Este remédio caseiro é muito forte e você pode experimentar ele agora mesmo!

Ingredientes:

  • 1 limão (qualquer limão);
  • 2 colheres pequenas de mel (se tiver diabetes não utilize este ingrediente, faça com os restantes);
  • 1 colher pequena de sal do Himalaia (se tiver pressão alta não utilize este ingrediente, faça com os restantes);
  • 1 colher pequena de canela.

Comece por espremer o limão num copo. Esprema bem e remova as sementes.

Adicione ao sumo do limão (certifique-se de que é um limão sumarento!) as 2 colheres de mel, a colher de sal do Himalaia e a colher de canela.

Misture tudo muito bem.

Vai obter uma espécie de xarope escuro que terá de tomar nos momentos de aflição.

Tome 3 colheres de 3 em 3 horas.

A partir do momento que toma 3 colheres deste remédio caseiro para tosse seca a sua tosse irá acabar.

Ele é extremamente forte e extremamente recomendável.


Esperamos que este remédio caseiro para tosse seca com alivio imediato ajude da melhor forma possível.

Qualquer dúvida ou questão não hesite em comentar.

Links úteis:

<< Voltar para o inicio