Dores de barriga

Uma das dores mais chatas e incomodas existentes com certeza são as dores de barriga. Em nosso artigo de hoje você vai conhecer detalhes sobre essa dor. Confira.

Dores de barriga é grave?

A dor na barriga geralmente não é sintoma de nada grave, geralmente associada a irritação no intestino por medicamentos ou alimentos, ou ainda por vírus e bactérias.

Mas também pode estar associadas a doenças mais graves, em casos raros.

Por isso é muito importante que a dor seja identificada e um médico procurado quando for intensa e não passar de nenhuma forma.

Casos mais graves:

  • Diarreias por mais de 5 dias;
  • Febre acima dos 38.5 C;
  • Sangue;

Por que dói?

Geralmente as dores de barriga estão relacionadas com o aumento da atividade intestinal ou mesmo pela presença de corpos estranhos no organismo, como é o caso dos vírus e das bactérias.


Contudo, há outras explicações, que vão depender das causa, como veremos ao tópico a seguir.

Dores de Barriga (esquerdo ou direito) - Causas e Tratamento

O que pode ser?

  • Infecções do intestino: Quando vírus, vermes e bactérias atingem o nosso intestino acontece uma inflamação que causa a dor na barriga.

Isso pode acontecer devido a ingestão de alimentos mal conservados, ou mesmo em um local diferente onde você foi exposto a micro – organismos.

  • Uso de medicamentos: O uso de alguns medicamentos como laxantes, antibióticos, procinéticos, anti–inflamatórios e metformina. Todos esses medicamentos causam dor pois aceleram o movimentos do intestino.
  • Alergia ou intolerância a alimentos: A alergia aos alimentos como leites, ovos ou glúten podem causar dor abdominal e também produção de gases.

Quando você ingere um alimento no qual não é tolerante ao seu organismo você irritada o intestino e isso causa dor.

  • Bebida alcoólica: Muitas pessoas também sentem dores na barriga após o consumo de bebidas alcóolicas, muitas vezes nem sendo em quantidades altas. Nesse caso as dores acontecem porque o álcool também tem uma ação de irritar o intestino.
  • Doenças inflamatórias intestinais: Há algumas doenças que causam a inflamação do intestino, temos como exemplo a doença de Crohn e a retocolite. Pessoas que tem essas doenças podem sofrer de várias dores na barriga, fortes e intensas, já que o intestino se encontra inflamado e não consegue realizar suas funções adequadamente.

Nesses casos é necessário um tratamento médico, bem como o diagnostico adequado, pois são doenças que precisam ser tratadas para que não se agravem.

  • Estresse e ansiedade: Muitas vezes alterações do nosso estado psicológico podem ter relação direta com as dores de barriga. Isso porque esses sintomas ansiosos ou nervosos aceleram a atividade do intestino, assim produzindo dor e outros sintomas.
  • Câncer intestinal: Com certeza a forma mais grave de dor de barriga é o câncer intestinal que altera todo o ritmo intestinal e por isso acontece a dor. Nesses casos existe dor de barriga, juntamente com sintomas de sangue nas fezes, prisão de ventre ou diarreia.

Como tratar para aliviar

Os casos mais leves vão se resolver de forma natural em cerca de 5 dias. Para aliviar você deve descansar e manter-se bem hidratado com água ou soro caseiro.
Se os sintomas estiverem acompanhados de enjoo podem ser utilizados remédios analgésicos para aliviar as dores.

Em casos de infecção ou sintomas mais graves somente remédios receitados vão trazer o alivio do sintoma, por isso é importante procurar o médico.

Quando as dores de barriga são causadas por intolerância a alimentação também pode ser necessário um atendimento médico para melhor tratamento.

Há muitas formas e muitas causas dessa dor tão incomoda, como podemos ver!

Links úteis:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...