Dor na costela esquerda abaixo da mama

Está farto de sofrer com uma dor na costela esquerda abaixo da mama? Então este artigo é ideal para si.

Poderá ler mais aqui sobre as possíveis causas dessa dor, como poderá aliviar e muitas mais informações.

Pois, infelizmente, são muitas as pessoas que têm essa dor e poucas são as que sabem o motivo dela, muitas vezes estando a sofrer sem ser necessário devido à cura ser tão simples.

Claro que sentir dor nunca é bom e chega mesmo até a ser assustador, mas não se preocupe pois na maioria dos casos é algo simples e de rápida solução. Contudo, existem casos onde essa dor possa ser um dos sintomas de algo mais sério e grave.

Veja também: Dor na Mama


Leia todo o artigo com muita atenção e se tiver alguma dúvida não hesite em contactar o seu médico!


Causas da dor na costela esquerda abaixo da mama

São várias as causas da dor abaixo da mama na costela esquerda, tal como o nível  e duração da dor.

Há gente que sente dor apenas quando se mexe, outra que apenas quando faz esforço ou até mesmo quando acorda. No entanto, sendo uma dor que pode ter várias causas iremos falar aqui as mais comuns e que geralmente estão associadas com ela.

Este tipo de dor pode ser o sintoma de vários problemas das mais variadas partes do corpo.

Muita gente associa este tipo de dor ao coração, mas são raros os casos em que realmente estão ligado. Veja então abaixo quais são as várias causas e motivos que o estão a fazer sofrer.


Principais causas da dor na costela esquerda

Dor na costela esquerda abaixo da mama

As dores na costela esquerda poderão ser exatamente na zona abaixo da mama ou ser apenas mais intensa nessa parte e prolongar-se com menos intensidade para outras partes. Veja então agora quais são as principais causas da dor na costela esquerda e os sintomas associados a ela.

Costela partida

A principal causa associada a esta dor é que a costela esquerda partida.

Se teve algum acidente ou se fez demasiados esforços com essa área, poderá ser esse o motivo da sua dor. Se sente a dor na costela esquerda abaixo da mama quando faz algum movimento, se dobre com essa parte ou até mesmo sinta dificuldade em respirar o mais provável é que tenha mesmo partido a sua costela.

Procure ver se tem algum hematoma nessa zona ou se lhe dói ao tocar. Neste caso, a solução será mesmo ir ao seu médico para ele lhe confirmar se será isso que está a causar a dor..

Inflamação ou ferida na zona torácica

Esta dor poderá também indicar algum problema com a sua zona torácica e está normalmente associada a alguma queda. Poderá ter alguma inflamação ou ferida nessa área, sendo nas costelas ou nos músculos.

Como na costela partida, o normal é sentir dor apenas quando se move ou se dobre fazendo  esforço com essa zona.

Contudo, poderá senti-la ao acordar, pois se dormir virado para o lado esquerdo estará a fazer muita pressão sobre o local que está inflamado ou lesado.

Pedras nos rins

Outra causa muito comum para este tipo de dor são as pedras nos rins. Este tipo de problema origina depósitos de cálcio que podem entupir a passar urinária e é então que se começa a sentir a dor na costela. Normalmente é uma dor aguda e é do lado do rim que tem o problema.

Esta é uma das causas da dor na costela esquerda abaixo da mama mais dolorosas e que deve ser tratada com urgência pois significa que o problema já se encontra avançado e poderá piorar.


Motivos da dor na costela esquerda abaixo da mama constantes

Anteriormente falamos sobre as principais causas da dor na costela esquerda. No entanto, elas se referem a motivos que geram dor apenas quando se mexe ou faz esforços com essa parte, mas há quem sinta dor constantemente sem ter que fazer esforços.

Basta estar sentado ou a andar que lhe dói, então iremos mostrar agora quais são os principais motivos dessa dor constante.

Úlcera no sistema digestivo

As úlceras aparecem devido a uma lesão no revestimento do intestino delgado ou do estômago.

São vários os motivos que levam ao aparecimento delas, como alguma infeção e até mesmo o uso de anti-inflamatório durante muito tempo. Pode também estar acompanhado de outros sintomas como náuseas e vômitos.

No entanto, quando se encontra avançada a dor é persistente e pode até haver algum sangramento no sistema digestivo.

Inflamação no saco pericárdio

Este motivo é conhecido como pericardite e é um dos mais graves que podem causar a dor na costela esquerda abaixo da mama.

Para além da dor pode também causar febre, fraqueza, falta de ar e tosse severa.

Geralmente é uma dor muito forte, principalmente quando respira fundo ou quando está deitado. Se tiver mais algum destes sintomas, é aconselhável que vá ao médico com urgência e explique-lhe tudo o que sente.


Como aliviar a dor

Se já há muito tempo que tem essa dor na costela esquerda abaixo da mama, o melhor será mesmo consultar um especialista, pois o problema pode se agravar e trazer outras consequências.

No entanto, há várias maneiras de aliviar a dor que sente e vamos dar algumas dicas de como o pode fazer. Sendo que algumas são mais rápidas e outras mais demoradas.

Medicamentos

Podem ser várias as causas da dor, mas normalmente é através do uso de algum medicamento, como antibióticos ou anti-inflamatórios.

Peça ajuda a um profissional de saúde sobre qual será o melhor medicamento para este tipo de dor, diga há quanto tempo lhe dói e se tem mais algum sintoma associado, para que ele lhe dê a medicação mais apropriada.

Poderá começar a ver melhoras em apenas umas horas ou em alguns dias, mas se passar mais de uma semana vá ao seu médico e explique-lhe o que sente e qual o medicamento que já experimentou.

Técnicas de relaxamento

Às vezes a dor na costela esquerda abaixo da mama pode estar apenas relacionada com o stress ou ansiedade. Então não há maneira mais natural para tratar desse problema, tente algumas técnicas de relaxamento e após a primeira sessão começará a ver efeitos imediatos.

Tente meditar e relaxar a sua mente, se o seu dia a dia gira à volta do stress o melhor será mesmo tirar uma pausa e respirar.

Altere a sua dieta

Essa dor pode ser também causada por problemas no sistema digestivo e a cura está apenas numa simples dieta e mudança no seu estilo de vida.

Procure ajuda de um nutricionista para ele lhe indicar qual a melhor alimentação para si e como isso lhe trará muitos benefícios, pois para além de tratar dessa dor, irá prevenir muitas outras.


Tal como referimos várias vezes ao longo deste artigo, se a dor na costela esquerda abaixo da mama for constante ou se for muito forte o mais aconselhável é mesmo ir a um médico. Pois eles saberão indicar melhor qual será o motivo da sua dor.

Geralmente é sempre uma dor que está associada a problemas simples e de fácil resolução.

Experimente algumas das nossas dicas sobre como aliviar essa dor na costela esquerda abaixo da mama e leia com atenção todos os motivos que podem estar a gerar ela.

Links úteis:

<< Voltar para o inicio

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (256 votes, average: 4,03 out of 5)
Loading...