Grávida pode comer gengibre?

Será que grávida pode comer gengibre ou faz mal para a sua saúde e para a saúde do bebê?

O grande momento chegou e o tão esperado desejo de ser mãe de tornou realidade!

Você fez o exame de gravidez e recebeu um resultado positivo e a partir desse momento um novo mundo abre à sua frente. Um mix de alegria, medo e ansiedade, e também dúvidas, muitas dúvidas!

Entre elas uma das principais é: o que é permitido comer e beber durante  toda a gestação. A rotina da nova mãe irá mudar em muitos sentidos, e um deles será a rotina alimentar.

A grávida terá que descartar certos alimentos e certas bebidas. Mas será que grávida pode comer gengibre? Responderemos a essa questão neste texto.

Gengibre faz mal para a saúde?

Grávida pode comer gengibre
Grávida pode comer gengibre?

O gengibre é uma planta originária da Ásia e é usada há milênios para curas e também como condimento na culinária.

Essa planta é conhecida por ter propriedades de ação anti-inflamatória, auxílio na digestão, alívio de náuseas, atuação na prevenção de gripes e resfriados, ação anticoagulante, entre outras.

Também é muito usado em dietas para perder peso e queima de gordura, isso porque o gengibre é um termogênico natural e acelera o metabolismo. Ele ajuda na perda de peso e é um aliado contra as celulites, além de aumentar a imunidade de quem o ingere e evitar doenças.

Apesar de todos esses benefícios descritos sobre os efeitos do gengibre no organismo, para algumas pessoas ele pode não ser tão bom assim. Antes de incluir essa planta em seu cardápio, é bom entender os contras que ele pode causar.

É recomendado um consumo máximo diário de até 10 gramas de raiz fresca de gengibre ou 5 gramas se for em pó. Isto porque o excesso de gengibre faz mal, podendo gerar azia, reações intestinais ou reações na pele.

Além disso, o gengibre é contraindicado para pacientes que se medicam com remédios anticoagulantes (como a Varfarina), pois ele pode afinar o sangue, facilitando a existência de hemorragias.

Também não é indicado para pessoas com pressão alta e que usem medicamentos para controle de pressão.

Para pessoas saudáveis não existe um grande risco ao consumir gengibre em excesso.

A pessoa saudável poderá sentir mal estar e desconforto no estômago, mas nada mais grave do que isso.

Mas para pessoas com contraindicações que consomem remédios anticoagulantes ou tem pressão alta, o consumo só pode ser feito orientação médica para não existir riscos de saúde.

Grávida pode comer gengibre ou não?

Mal comece a sentir os primeiros sintomas de gravidez tem de começar a ter determinados cuidados com o que come.

Como já falamos anteriormente, a rotina alimentar de uma mulher grávida precisa mudar para que tudo ocorra bem na sua saúde e na saúde do bebê.

O gengibre é uma raiz forte que não é indicada ao consumo de gestantes, principalmente nos três primeiros meses de gravidez, pois ela possui um efeito abortivo.

Passando os três meses de gravidez ainda não é indicado para o consumo, pois as mulheres grávidas têm tendência a desenvolver pressão alta durante a gravidez.

Como falado anteriormente, o gengibre não é indicado para quem sofre de pressão alta e pode aumentar a pressão sanguínea, por isso, o recomendado é evitar comer gengibre durante toda a gravidez.

Então grávida pode comer gengibre? A resposta é não, não recomendamos o consumo de modo algum.

Como saber se sou alérgico ao gengibre

Como grande parte dos alimentos, o gengibre pode causar alergia em algumas pessoas.

Existem alguns relatos de pessoas que tiveram reação alérgica ao gengibre.

Essa reação pode causar:

  • Dificuldades respiratórias,
  • Fechamento da garganta,
  • Inchaço nos lábios e língua,
  • Erupção cutânea ou urticária.

Se você sentir algum desses efeitos colaterais ao ingerir gengibre, pare o consumo imediatamente e procure um hospital.

Se for a primeira vez que você  irá consumir gengibre, consuma uma porção bem pequena e perceba se alguma dessas reações descritas acontece com você.

Conclusão

O gengibre é uma raiz forte que possui excelentes efeitos medicinais e é usado por muitas pessoas em dietas de emagrecimento, gripes e resfriados, inflamações e auxílio da digestão.

Porém, o gengibre traz alguns contras especialmente para pessoas hipertensas ou gestantes. Se você estiver grávida, evite o consumo desse alimento.

Se você nunca consumiu gengibre e está curioso para saber seu sabor, lembre-se de consumir uma porção bem pequena e se atente se ele causou alguma reação em você.

Do mais, o gengibre fica super saboroso em chás, molhos, sucos, doces e até mesmo em salgados! Aproveite o sabor dessa raiz!

E então, já sabe se grávida pode comer gengibre? Esperamos ter respondido a todas as suas dúvidas!

Links interessantes:

<< Voltar para o inicio

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (19 votes, average: 4.01 out of 5)
Loading...