Dedão do pé dormente

Dedão do pé dormente

Ter o dedão do pé dormente é algo bastante comum. Para além de ser um grande incómodo, pode estar relacionado com alguma doença, como as diabetes.

Na maioria dos casos não passa apenas de uma má circulação do sangue nessa área, levando então à dormência.

Existem vários tratamentos para deixar de ter o seu dedão do pé dormente que podem ser feitos em casa. Eles irão ajudar você a liberar a circulação do sangue nessa zona e a evitar a dormência.


Ter o dedão do pé dormente é grave?

Apesar de na grande maioria dos casos não ser nada de grave, isso não impede que seja o seu corpo a tentar avisar você de algo mais grave.

A dormência dos dedos dos pés estão geralmente ligada à má circulação do sangue . Sendo uma parte que nos ajuda a mover e mantém o peso do nosso corpo, é uma das áreas mais afetadas pela má circulação.

No entanto, é importante que veja todas as possíveis causas, pois pode ser algo mais grave. Podendo ser mesmo necessário a ajuda de um profissional de saúde.

Não se assuste já e leia tudo com bastante atenção.


Porque tenho o meu dedão do pé dormente?

dedão do pé dormente

Mas afinal porque é que é só o meu dedão que está dormente e não outro? A resposta é simples.

Devido ao seu dedo grande ser maior que os outros todos, naturalmente precisa de mais sangue a circular para funcionar normalmente sem ter que ficar com dormência.

Ele é geralmente o único que fica afetado pela falta de sangue a circular e o que causa mais desconforto, chegando mesmo a causar dores fortes se estiver um grande período dormente.

No entanto, a duração da dormência e o seu histórico de saúde poderão ser fatores importantes para definir realmente o que está a causar ela.

Contudo, só um profissional de saúde lhe poderá dizer o que realmente a provoca. Às vezes com apenas umas perguntas ou com exames.


Causas mais comuns da dormência no dedão

Vamos então indicar para você agora quais são as causas mais comuns para ter o seu dedão do pé dormente. Veja todas elas, pois o mais provável é que seja uma delas que está a causar em você esse desconforto tão indesejado.

Se tiver alguma dúvida sobre as causas pode deixar aí em baixo nos comentários ou perguntar a algum profissional de saúde.

Fraca circulação sanguínea

Como referido anteriormente, está é a causa mais comum para ter o seu dedo grande com dormência.

Quando existe algo que impede ou restringe a circulação de sangue, o mais comum é a zona afeta começar a ficar com dormência e perder a sensibilidade.

Geralmente, os dedos das mãos e os pés sãos os últimos a receber o sangue que é bombeado, sendo também os primeiros sinais de que está com má circulação do seu sangue.

Articulações inflamadas

Outra das causas mais comuns é ter uma inflamação nas articulações, ou seja, artrite.

Se sofre desse problema perto do seu pé, o mais provável é que seja mesmo isso que está a deixar o seu dedão com dormência.

No entanto, se é este o seu caso, o melhor será mesmo você se dirigir ao seu médico e lhe contar a situação, pois a artrite poderá estar a piorar e o seu corpo está a tentar te avisar.

Diabetes

Está uma das causas que deixa as pessoas mais preocupadas quando ficam com os dedos dormentes.

É muito normal as pessoas com diabetes sofrerem de dormência em certas partes do corpo. Não apenas nos pés mas também nas mãos, braços e pernas.

Se este for o seu caso, aconselhamos que visite o seu profissional de saúde para evitar que elas se agravem.

Calçado e roupa muito justa

O facto de haver uma má circulação no sangue, nem sempre quer dizer que está algo de errado com o seu corpo.

Às vezes pode ser você que está a fazer com que tenho o dedo dormente e nem percebe.

Ao usar calças e calçado muito justos, está impedindo que as suas veias levam o sangue para todo o seu corpo normalmente.

O sangue vai desde o coração até todas partes do corpo, ao passar pelas pernas se as veias estiverem sendo apertadas pela roupa, a quantidade necessária de sangue não chegará aos seus pés, causando estão a dormência.

Opte por calças mais largas e calçado que permita que os seus pés respirem livremente, sem impedir que o sangue chegue até eles.

Deficiência de Vitamina B12

A vitamina B12 é essencial para o bom funcionamento do nosso sistema nervoso, se esta for a causa do seu dedão do pé dormente, procure com urgência a ajuda do seu médico.

Esta vitamina ajuda na prevenção de problemas cerebrais e cardíacos e a sua falta ou deficiência pode trazer a você problemas bastante graves.

Experimente ingerir alimentos ricos em vitamina B12, como: Carne, truta, atum, salmão e manteiga.

Caso seja mesmo este o seu problema, existem também alguns suplementos que ajudam a estabilizar os seus níveis. Mas para quê gastar mais dinheiro se é facilmente encontrada em alimentos do nosso dia a dia.


Tratamentos para a dormência no dedão

Tratamentos para a dormência no dedão

Antes de consultar um especialista, pode sempre experimentar alguns destes tratamentos simples e ver se ajuda no seu problema.

Contudo, isso não excluí o facto de que deve sempre pedir ajuda a um médico caso nenhum destes tratamentos o ajude ou sinta melhorias.

Exercício leve

Experimente atividades físicas com baixo impacto, como por exemplo, caminhar ou nadar.

Irá sentir grandes melhorias na sua dormência ocasional. Experimente fazer um pouco de exercício todos os dias, durante cerca de 2 semanas.

Faça uma leve caminhada durante uns minutos e vai ver que nota resultados quase imediatos. Ao fazer isto, estará a estimular a circulação do sangue, impedindo a dormência no seu dedão.

Use roupa larga e calçado confortável. Evite andar em caminhos com muita inclinação.

AVISO: Fique afastado de exercícios de grande impacto, como correr.

Tenha atenção à maneira como se senta

Às vezes só o facto de estar sentado da mesma maneira provoca a dormência nos seus pés.

Evite fazer grande pressão sobre os seus pés quando estão sentado, mas principalmente, cruzar as pernas por muito tempo.

Se tem que estar muito tempo sentado, experimente levantar os pés de 10 em 10 minutos. Nunca fique mais do que 30 minutos sem mexer os seus pés.

Massagem

Experimente fazer duas massagens por dia, uma de manhã e outra à noite, na área onde sente dormência. Isso irá estimular a circulação e impedir que fique dormente.


Esperemos que estes tratamentos rápidos e simples ajudem no seu problema.

Se sentir apenas uma ligeira melhoria, o melhor será mesmo procurar um profissional de saúde e expor o seu caso.

Por vezes um dedão do pé dormente pode ser o nosso corpo a tentar nos alertar de algum problema maior.

Links úteis:

<< Voltar para o inicio

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (97 votes, average: 4.38 out of 5)
Loading...

Comments

(0 Comments)

Your email address will not be published. Required fields are marked *